Restaurando vidas e fortalecendo vínculos

88
0
COMPARTILHAR

 

Fundado em 1998, com a finalidade de tratar e prevenir a dependência química entre adolescentes e adultos na cidade de Franca SP percebe-se a necessidade de mudar o trabalho devido a grande procura por meio da comunidade em atender crianças em situação de risco. Assim, em 2013, nasceu o projeto “Frutos do Amanhã” para dar apoio a sociedade com a dificuldade de oportunidades a essas crianças cuja família, geralmente, encontra-se em situação quase abaixo da linha de pobreza e sem condições de integrar de forma digna a sociedade.

“Portanto, todo esse cenário de vulnerabilidade e riscos, que impacta diretamente no núcleo familiar, enfraquecendo – o seu papel protetivo, gera consequências diretas para a infância e adolescência, tais como: negligência, violência física, psíquica, sexual; abandono; situação de rua; exploração do trabalho infantil. Desse modo, cabe ao Estado ofertar serviços para essas famílias, de forma a superar as situações e risco.” (Orientações técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos – Brasília 2010. Pag.18)

Foi decido, a partir desse dado relevante, que se transformou a Instituição no SCFV para crianças e adolescentes. Com o objetivo de participação dessas crianças e adolescentes para que os mesmos se desenvolvem integralmente, conheçam seu direito sócio assistencial e humano, valorizem a diversidade de opiniões e a resolução negociada de conflitos, tenham garantias e acessem práticas lúdicas, esportivas, cognitivas, de lazer e cultura, expressem por meio de brincadeiras e atividade lúdicas, resinificando e simbolizando as experiências vividas; convivam num ambiente saudável, de respeito e valorização das diversidades étnicas, raciais, religiosas e sexuais; sintam-se acolhidos e integrados; expandam seus universos artísticos e culturais, assim como habilidades, talentos e aptidões, tenham maior conhecimento e capacidade de análise crítica da realidade; sejam protegidos socialmente por suas famílias e comunidades, bem como acessem serviços, programas e equipamentos públicos.

O trabalho da nossa Instituição na ótica da proteção social básica (SCFV) refletirá na redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social, o que permite (conforme Tipificação sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos) a prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência, o aumento de acessos a serviços sócios assistenciais e setoriais, ampliação do acesso aos direitos sócios assistenciais e a melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

Além dos projetos sociais, a PROREAVI desenvolve e apoia outras ações voltadas para jovens e crianças. Elas atuam em diversas áreas: assistencial, cultural, esporte e lazer, entre outras. Saiba um pouco mais sobre como elas funcionam navegando pelo nosso site www.proreavi.org

Os Projetos e Oficinas que acontecem na Associação se organizam, orientam e direcionam a realização das atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades de cada um, sendo responsáveis por proporcionar um atendimento de qualidade, que desenvolva nossos atendidos, em todos os aspectos do ser humano. Nas Oficinas são realizadas, dentro dos Projetos, atividades específicas que trabalharão e pontuarão um ou mais aspectos, eixo assistencial visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos mesmos.

Mais Informação ligue: 16 3702.1966

 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório