Subtenente da Policia Militar explica Atendimento 190

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Na foto o Subtenente Benassi Polícia Militar de Itirapuã

 

Itirapuã:- Entrevistamos o Subtenente Benassi, para esclarecer o sistema operacional da Base Militar aos cidadãos da cidade de Itirapuã, que têm reclamado do atendimento. Também falamos sobre a Atividade delegada. Confira a entrevista.

JFP – Como funciona o trabalho de atendimento à população?
Subtenente Benassi – Trabalhamos com a transferência da ligação 190. Como ela funciona: Aqui na base tem um PABX ligado a um aparelho ao lado, que tem um chip da operadora VIVO. Quando o cidadão faz a ligação para o 190 e a mesma não é atendida na base, ou por falta de alguém aqui no local ou por outros detalhes, a ligação é redirecionada para um aparelho celular que está de posse do policial na viatura. Este procedimento demanda um pouco de tempo e requer a paciência do individuo.

Então, Atenção ao passo a passo: São 03 toques na ligação do 190, após o terceiro toque, caso não seja atendido, a chamada será transferida e tem um tempo de espera, de aproximadamente 10 segundos para voltar a ter o sinal de chamada, pois o mesmo está sendo redirecionado para o celular que se encontra com o policial na viatura. Daí é o tempo do policial atender a chamada. Gostaria de esclarecer a dúvida da população, no que se refere a este intervalo de tempo entre a ligação com os 03 toques no número 190 para os 10 segundos, onde todos pensam que a ligação caiu porque fica mudo, mas, na verdade está sendo transferida para o celular. Outro fator importante que pode acontecer: Às vezes, a viatura está em um local onde o sinal do celular está fora de área, então, o cidadão deve tentar novamente, porque a viatura está em movimento, logo o sinal pode voltar e a ligação se completar.

JFP – Tem algum outro telefone que a população pode ter acesso?
Subtenente Benassi – Tem o próprio celular que o policial está de posse na viatura, que é o número 99993–3378, operadora VIVO. Lembrando que as ligações da mesma operadora e da CLARO, não tem nenhum custo. As outras operadores não completam a ligação na cidade, se destinam para outros lugares. A população que mora na zona rural já está orientada a ligar diretamente neste número. Espero que todos tenham compreendido e usem com responsabilidade. Este sistema foi uma solução que encontramos junto com a prefeitura para minimizar o problema da cidade, que tem apenas uma viatura.

JFP – Por esta razão, vocês fizeram a solicitação da Atividade Delegada na Câmara Municipal. Como funciona esta atividade?
Subtenente Benassi – A Atividade Delegada funciona assim: O Estado contrata o policial, o combustível, os materiais e a viatura. O Município entra com o pagamento do policial que executar o serviço. Somente assim, podemos ter na cidade 02 viaturas. A atividade delegada não pode fazer ronda na zona rural, mas se tivermos uma viatura que cubra o município, o policiamento convencional pode ser direcionado para a zona rural também. A Prefeitura pode delegar outras funções através da atividade dele gada para a Policia Militar. Por exemplo, apenas para ilustrar: temos horários para funcionamento dos bares, que não são respeitados. O Município pode delegar esta função para a Polícia Militar. Atividade delegada é isto. O Município contrata os serviços do Estado.

Estamos tentando implantar aqui no Município. Já foi votado em primeiro turno na Câmara e foi aprovado. Agora estamos aguardando para ver se vai dar certo, pois será de muita utilidade para a cidade.

JFP – Qual o pedido que você gostaria de fazer para a população?
Subtenente Benassi – O grande impasse que temos aqui são as ligações que as pessoas fazem para passar trotes. Isso acontece demais. Principalmente as crianças. Gostaria de pedir aos pais que conscientizem seus filhos da importância que é o serviço 190. Isto atrapalha muito o trabalho efetivo da Policia. Peço a compreensão de todos.

Reportagem/Foto: Denise de Oliveira Guilherme

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